Consultoria financeira: como ela pode salvar o seu negócio

Você, alguma vez, já ouviu falar em consultoria financeira?

Começar um negócio por si só já é uma atitude de coragem que envolve muita capacidade em lidar com problemas e em ser visionário.

Principalmente quando o negócio começa a crescer, a importância de ter calma e disciplina para resolver tudo, cumprindo prazos e não faltando à responsabilidade com os funcionários, se torna ainda mais necessária.

Da mesma forma, com o crescimento, as despesas e rendimentos acabam se tornando difíceis de manipular e a atenção deve ser redobrada para evitar qualquer prejuízo.

A rotina das empresas é fundamentada na competitividade. A partir das mudanças constantes que ocorrem nesse mercado, mesmo o empresário mais antenado pode se ver em uma situação de insatisfação com os rendimentos do seu negócio e, para isso, o ideal é uma orientação extra, que pode ser obtida através da consultoria financeira.

A consultoria financeira nada mais é do que uma prestação de serviço, onde um profissional, ou equipe, qualificado irá atuar como identificador de problemas e conselheiro na área financeira da sua empresa.

Esse profissional deve ter uma visão crítica e perceptiva , conhecimentos teóricos e práticos, bom raciocínio para lidar com situações difíceis e ser muito bem informado a respeito das atualidades do mercado em que a sua empresa está inserida.

Ele fará uma investigação completa e minuciosa para identificar os pontos fortes e fracos da empresa e, assim, poder começar a elaborar um plano para eliminar essas falhas.

Ter dúvidas e problemas no empreendimento é absolutamente normal, portanto não há motivo para hesitar em buscar a ajuda de uma consultoria financeira.

Veja a seguir quais são as vantagens que você pode vivenciar no seu cotidiano ao investir em consultoria financeira.

Quais são os objetivos e benefícios da consultoria financeira?

As orientações que a consultoria financeira irá te proporcionar buscam oferecer um suporte dinâmico para reestruturar os processos da sua empresa que precisam de mais atenção.

Dessa forma, a atuação da sua empresa será mais eficaz através de melhorias no desempenho financeiro que a consultoria irá trazer para a sua rotina.

Além disso, serão identificadas falhas, a lucratividade e a rentabilidade** irão aumentar** e a empresa será desenvolvida de uma forma segura e sustentável.

Aplicando a consultoria financeira na sua empresa, você terá como resultados :

  • Diagnóstico de erros: Pequenas coisas dentro de uma empresa podem gerar uma bola de neve e dar muito mais dor de cabeça do que se imagina. Detectar esses erros antes que a situação se desenvolva negativamente será um diferencial decisivo no funcionamento do seu negócio;
  • Plano para eliminar erros: Mais do que resolver os problemas de imediato, é preciso traçar uma estratégia para que eles não reapareçam e voltem a causar problemas. Esse plano vai nortear os colaboradores como um todo a trabalharem com mais segurança;
  • Planejamento financeiro estratégico: Visar o lucro da empresa é um interesse primário, mas não simples. Nesse caso, o consultor irá auxiliar na formulação de um plano que vise o crescimento da empresa, analisando seus gastos e ganhos de forma que sejam usados conscientemente;
  • Identificação de bons investimentos: O consultor também pode auxiliar com sugestões de investimentos positivos. Isso porque ao ter uma visão mais neutra sobre os negócios, de alguém que não atua diretamente na empresa, é possível identificar oportunidades mais facilmente;
  • Redução de despesas: O planejamento advindo da consultoria financeira vai permitir avaliar como o dinheiro está sendo gasto e em quais aspectos pode-se realizar cortes. Para isso, o consultor irá inspecionar desde as planilhas de gastos fixos, variáveis até à reavaliação do regime tributário.
  • Organização e estabilização do fluxo de caixa: Um fluxo de caixa desorganizado sem dúvidas é um dos problemas mais sérios na gestão de uma empresa. Ele pode provocar dificuldade em compreender em que nível de desenvolvimento a empresa se encontra, impossibilitando uma visão crítica para novos investimentos. Pior, quando não se sabe exatamente quanto se tem de despesa e quanto se tem de lucro, as chances de contrair uma dívida são ainda maiores.

Como identificar se minha empresa precisa de uma consultoria financeira?

A consultoria financeira é uma ferramenta que deve ser considerada necessária em diversas situações, pois faz parte do planejamento empresarial de um negócio.

Você não precisa esperar que os problemas da empresa acumulem e fujam do controle para tomar a iniciativa de procurar um consultor.

Ainda assim, se você nunca tinha pensado sobre isso antes e quer identificar se sua empresa está precisando dessa colaboração, alguns sinais podem indicar essa necessidade.

Antes de avaliar esses pontos dos quais falaremos adiante, é importante se perguntar se você, como empresário, está disposto a receber uma opinião externa, permitir que alguém de fora faça uma análise profunda da sua empresa e a conheça nos mínimos detalhes.

Feito isso, observe se sua empresa apresenta:

Dificuldade para administrar e inovar

Se sua empresa está sempre buscando as mesmas soluções para todos os problemas, tendo dificuldades para usar o dinheiro e para fazer investimentos, esse é um sinal de alerta.

Desequilíbrio financeiro

O desequilíbrio financeiro é algo que indica a alta necessidade de uma consultoria financeira.

Isso porque o processo orçamentário é muito detalhado, e pequenos erros podem impactar negativamente no resultado final.

Esses erros podem ser difíceis de serem identificados na rotina convencional, por isso, o profissional de consultoria financeira poderá trazer um olhar mais eficaz para essa tarefa.

Dívidas em excesso

As dívidas são comuns para qualquer empresa, pois dificilmente é possível viver livre delas em negociações e muitas vezes elas podem ser sinônimo de boas oportunidades

O problema aparece quando o empresário percebe que não está conseguindo pagá-las no prazo correto ou ainda pior, contraindo outras dívidas em detrimento das anteriores.

O alto nível de inadimplência com essas questões pode levar à impossibilidade do pagamento de fornecedores, colaboradores e é assim que a situação se torna crítica.

Ao perceber que não está conseguindo lidar com as dívidas, contrate um profissional para realizar a consultoria financeira o quanto antes.

Observada alguma dessas características citadas e dada a tomada de decisão, busque pelo consultor. Faça uma pesquisa fiel antes de contratar, pois existem no mercado diversas opções.

Vise uma consultoria financeira que vá atender às demandas do seu empreendimento, que vá se encaixar no seu universo e se conectar com todos os setores da sua empresa.

Ainda tem alguma dúvida sobre consultoria financeira? Nós te ajudamos!

GAN4

Read more posts by this author.

Subscribe to GAN4 - Consultoria e Negócios

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!