Auditoria financeira: aprenda a fazer você mesmo

A auditoria financeira é uma importante ferramenta que auxilia as empresas a encontrarem pequenas falhas e pontos com oportunidade de melhorias nas atividades internas das mesmas.

Mais do que isso, a auditoria financeira é um processo necessário para evitar fraudes na sua organização.

Podemos afirmar que a auditoria financeira permite que você gerencie com maior precisão o dinheiro que entra e sai do seu negócio.

A auditoria, nada mais é, que uma análise profunda, minuciosa e sistemática de cada atividade de uma empresa, tendo como objetivo verificar se estão funcionando na prática assim como na teoria.

Nesse post, vamos falar sobre quais são as etapas aconselháveis a serem seguidas para que você possa realizar, com sucesso, uma auditoria financeira na sua empresa.

Quais são os objetivos de uma auditoria financeira?

  • Verificar se valores como os de saldos registrados em extratos bancários, livro razão e boletim de caixa correspondem aos valores reais;
    -Identificar se os títulos privados em aberto estão de acordo com os saldos e controles internos referentes aos investidores Identificar se os títulos em aberto estão de acordo com as previsões, saldos e controles internos;
  • Também nos títulos em aberto, verificar se está correta a condição dos clientes a receber;
  • Verificar se os valores de banco, caixa e aplicações financeiras estão sendo utilizados da maneira correta;
  • Fazer uma análise geral sobre o departamento financeiro, buscando concluir se suas atividades proporcionam a segurança necessária para evitar ou diminuir as possibilidades de problemas ou fraudes.

Que benefícios uma auditoria financeira pode trazer?

Muito utilizada pelas empresas que se preocupam em manter o controle sobre cada centavo, a auditoria financeira pode resultar em excelentes benefícios, como:

  • Garantia da estabilidade da empresa;
  • Diminuição dos riscos de erros em pequena ou grande escala;
  • Melhoria dos lucros;
  • Aumento da confiança dos colaboradores em relação à empresa.

Como realizar uma auditoria financeira na minha empresa?

1. Defina o grupo responsável pela auditoria

Antes de qualquer coisa, é necessário decidir quem fará parte da equipe responsável pela auditoria financeira, ou ainda, se será apenas uma pessoa.

No caso de um grupo, é essencial definir um líder, o qual ficará com a responsabilidade de acompanhar e supervisionar todo o processo de auditoria financeira.

Essa tarefa pode ser dada a alguém da parte interna ou externa da empresa.

Quando é interna, essa pessoa deve ser alguém mais familiarizado com os processos da empresa , focado nos resultados da auditoria e que tenha certa autonomia em seu trabalho, evitando ser influenciado na apresentação dos dados.

Já quando a auditoria financeira é externa, o responsável pode ser um auditor independente ou colaborador de alguma empresa especializada.

O colaborador, então, observará questões como a eficiência da empresa como um todo, seus processos, sua credibilidade e fraquezas para apresentar junto aos resultados.

Independente de como a apresentação dos dados será organizada, é importante que ela seja feita de maneira imparcial, seja na auditoria financeira interna ou externa .

Isso significa que essa atividade deverá estar nas mãos de quem entende que o objetivo da auditoria financeira não é culpar ninguém, mas apenas encontrar problemas e resolvê-los.

Ter isso em mente é requisito fundamental , pois a auditoria financeira deve buscar melhorias e ações positivas para a empresa , e não criar uma situação de desentendimento ou discórdia entre colaboradores.

2. Faça um checklist

O próximo passo é fazer uma lista de tudo que se pretende analisar com a auditoria financeira da sua empresa.

Inclua nessa lista todos os tópicos que devem passar pelo processo, e não deixe de incluir a dimensão da avaliação de cada um, inserindo também subtópicos, se for o caso.

3. Organize um planejamento

Com os tópicos de análise definidos, a equipe de auditoria, ou o auditor, devem ter um mapeamento de como todas as intenções devem ser concretizadas.

Esse planejamento da auditoria financeira deve incluir todos os itens do departamento financeiro , como transferências bancárias, pagamentos em geral, dívidas a serem acertadas, entre outras.

4. Identifique possíveis riscos

Após planejar e organizar os tópicos da auditoria financeira, busque ressaltar os riscos de cada setor e suas particularidades.

Uma dica para que essa etapa se realize com mais precisão, é perguntar diretamente para alguém responsável por cada setor quais os riscos que podem ser apontados.

Isso porque alguém que trabalha, e está envolvido constantemente com aquele processo, tem mais chances de identificar problemas que os demais.

Portanto, tenha sempre o apoio de alguém que conheça com detalhes o fluxo em questão, para que o mesmo seja trabalhado com precisão na auditoria financeira.

5. Dê atenção aos controles internos

Os controles internos são importantes componentes de uma empresa, pois existem para evitar que as falhas ocorram.

São documentos de controle** interno,** por exemplo: Conciliação bancária, balanço patrimonial, controle de custos, fluxo de caixa, contratos, relatórios, planilhas, carimbos, aprovações, revisões entre outros.

Depois de verificar todos esses processos, deve-se identificar quais apresentam problemas, quais não estão funcionando e viabilizar uma realocação de forma viável para a empresa.

6. Resultados

Finalizado o processo de auditoria financeira, é preciso analisar os dados obtidos.

Nessa etapa, deve-se identificar os indícios de algo que não está funcionando como deveria.

Essa verificação pode ser comprovada por meio dos documentos de controle interno.

Caso haja a constatação de algum erro na execução de algum dos tópicos do checklist, é necessário encontrar o motivo daquele erro e entender o porquê ele está acontecendo, para que possa ser corrigido da melhor maneira.

É, então, que o responsável pela auditoria financeira deve atuar com sugestões de práticas que melhorem determinado comportamento, além de sugerir também soluções e métodos para que possam ser concretizados.

Podemos notar, assim, que a auditoria financeira tem um importante papel de controle para qualquer empresa. Ela permitirá conhecer a fundo a administração do seu dinheiro.

Ainda que sua empresa esteja aparentemente estável, a auditoria financeira poderá identificar até as menores perdas. Estas que, na maioria das vezes aparentam ser tão pequenas, mas que ao final causam um significativo prejuízo para as suas contas. Quer saber outras dicas sobre como melhorar o desempenho da sua empresa? Entre em contato conosco!

GAN4

Read more posts by this author.

Subscribe to GAN4 - Consultoria e Negócios

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!